ENERGIA
HELIOTÉRMICA CSP


A energia heliotérmica, também conhecida como termossolar (ou CSP), é obtida através da concentração e absorção do calor do sol por meio de coletores solares. A conversão desta energia térmica em eletricidade é realizada por meio de um turbogerador.

Além de ser uma fonte de energia completamente limpa e sustentável, a produção de energia elétrica acontece sem qualquer queima de combustível ou emissões.

A grande vantagem desta tecnologia é a capacidade de armazenamento de grandes quantidades de energia na forma de calor. Uma usina heliotérica pode produzir energia por 20 horas ao longo do dia, conferindo à uma fonte intermitente a característica de fornecer energia firme (despachável).

Além de eletricidade, um dos grandes objetivos desta tecnologia é a produção de vapor de processo, que pode ser utilizado para aumentar a eficiência em unidades fabris existentes, como indústrias ou usinas termelétricas a biomassa.

COMO FUNCIONA


NOSSA EXPERIÊNCIA


Desde 2015 estudamos e nos capacitamos nesta tecnologia. Em 2017 iniciamos um projeto de P&D ANEEL junto com a Cesp, para implantação de uma usina heliotérmica na UHE Porto Primavera. Em 2021 finalizamos a construção da planta, que conta com 30.000 m2 de espelhos parabólicos para geração de eletricidade através de uma turbina a vapor.

Possuímos corpo de engenharia e mão de obra especializa própria para projeto, planejamento, construção e operação destas usinas no Brasil.

Vista aérea da Usina Heliotérmica Porto Primavera, nas dependências da Cesp em Rosana-SP. (créditos Eudora Energia)

Atualmente desenvolvemos também tecnologia heliotérmica para a Eletrosul, que implantará uma usina com espelhos parabólicos na UHE Passo São João, no Rio Grande do Sul, através de investimentos de P&D ANEEL.

Tantos anos de experiência nos conferiram a capacidade técnica de desenvolvimento dos próprios equipamentos para concentração solar, previstos para serem disponibilizados comercialmente no 2o semestre de 2022.